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quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Museu do Café Cel. Francisco Schmidt

Museu do Café Cel. Francisco Schmidt
Campus da USP de Ribeirão Preto, SP


O Museu do Café apresenta toda a História do café no Brasil, seu percurso desde a Etiópia, (de onde é originário), suas primeiras mudas trazidas ao Brasil por Francisco de Melo Palheta, até sua chegada em Ribeirão Preto, na fazenda do Sr Francisco Schmidt; seu desenvolvimento, sua proporção econômica, o surgimento e melhoramento de máquinas de beneficiamento, cultivo e transporte; o emprego de mão de obra escrava e de imigrantes; suas influências nas relações sociais e no desenvolvimento de culturas.

A instalação do Museu do Café remonta à década de 1950. Na década de 1930 a fazenda Monte Alegre foi desapropriada pelo Governo do Estado, que, por volta de 1948 a constituiu como patrimônio da Universidade de São Paulo. O governo estadual doou para a prefeitura de Ribeirão Preto uma área de 17000 km² (a antiga sede da fazenda) para as instalações de um complexo de museus.
Lago antiga Faz. Mte Alegre
Este espaço abriga um vasto acervo, considerada a maior coleção do Estado de São Paulo sobre a História do Café. Seu acervo constitui-se de grandes estruturas como: carros de boi, troles, máquinas de beneficiar café, pequenos fragmentos, animais empalhados e fotos.

Na última década, foram conhecidos problemas importantes de ordem estrutural e na preservação de muitos acervos que em épocas passadas eram considerados de pouca importância, mas na atualidade compreende-se que a memória, mesmo fragmentada, pode ser organizada e classificada. O problema era tão que nos porões dos museus havia grande quantidade de objetos misturados, como: luminárias, artefatos indígenas, esculturas, tecidos, animais empalhados, etc. Providências foram tomadas: estabeleceu-se um plano diretor e no decorrer de alguns anos conseguiu-se grandes melhoras.

A comunidade foi envolvida e incluída nos interesses do museu. Aos domingos, o projeto ‘Café com Chorinho no Jardim Botânico’ tem o objetivo de envolver as pessoas e repensar as relações da comunidade com o museu.

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